PILATES

Com exercícios que podem ser realizados em equipamentos ou no solo, o Pilates é capaz de trabalhar diversos grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

No Pilates nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

Por utilizar o peso do próprio corpo na execução dos exercícios, os movimentos são feitos com consciência, precisão e rigor técnico, visando o controle e a conexão entre o corpo e mente..

Com uma grande variedade de exercícios que podem ser praticados em diferentes intensidades, o Pilates é acessível a todas as idades, pois respeita a capacidade e as necessidades de cada um, podendo restaurar a saúde de alunos em reabilitação assim como melhorar o condicionamento e a performance daqueles que buscam a saúde do corpo e o bem-estar.

 
 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Não é à toa que o Pilates é conhecido como um método completo! Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

Já dá pra imaginar que os benefícios do Pilates são inúmeros, certo?! Abaixo listamos alguns deles:

 

  • Aumenta a resistência física e mental

  • Aumenta a Flexibilidade

  • Corrige problemas posturais

  • Aumenta a concentração

  • Tonifica a musculatura

  • Melhora a coordenação motora

  • Promove menor atrito nas articulações

  • Alivia dores musculares

  • Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade

  • Auxilia a prevenção contra a osteoporose

  • Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima

  • Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática

  • Melhora a postura e a resistência muscular

  • Expande a consciência corporal

  • Ajuda no controle de peso

  • Fortalece os músculos abdominais

 

NOSSO MÉTODO

Pilates Autêntico ou Clássico, este é o método que seguimos em nosso Studio.

É o Pilates em sua forma original, desenvolvido por Joseph Pilates em meados de 1920 e chamado por ele de Contrologia. Joseph uniu o Yoga, Artes Marciais, Dança entre outras metodologias em um único método e criou um repertório de exercícios baseado em 6 princípios que têm o objetivo de devolver ao corpo uma movimentação mais consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração

Há muitas definições para a palavra “clássico”, como por exemplo algo impecável, tradicional ou estabelecido há muito tempo. E é nesse sentido que este método se encaixa.

QUEM FOI JOSEPH PILATES

Joseph Pilates foi o criador do método de condicionamento físico que hoje chamamos de Pilates.

Nascido em 1883 na Alemanha, Joseph passou sua infância lutando contra problemas de saúde como asma, raquitismo e febre reumática. Para superar suas desvantagens físicas, ele decidiu se dedicar à saúde e melhorar sua vida.

 

Tendo seus pais como grandes referências (um ginasta premiado e uma naturopata que acreditava no estímulo do corpo para auto cura sem medicamentos ou cirurgias), Joseph passou a estudar o desenvolvimento de exercícios terapêuticos.

 

Com 14 anos de idade, Joseph já possuía um corpo definido a ponto de posar para gráficos de anatomia humana. Ele passou a estudar musculação, yoga, artes marciais e ginástica, além de ser um autodidata em anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental.

 

Em 1912, Joseph Pilates se mudou para a Inglaterra onde trabalhou como boxeador profissional, artista de circo e treinador de defesa pessoal. No entanto, durante a 1ª Guerra Mundial ele foi preso pelas autoridades britânicas em um acampamento inglês.

 

Mesmo com as condições precárias vividas no local, Joseph incentivava os demais presos a praticarem diariamente os exercícios para manterem o bem-estar físico e mental.

 

Em determinada oportunidade, Joseph Pilates passou a ajudar na recuperação de soldados alemães feridos que não conseguiam sair da cama. Assim, ele retirou algumas molas das camas e as prendeu em suas cabeceiras e pés, transformando-as em equipamentos que ajudariam na prática de exercícios de resistência dos soldados. Essas camas adaptadas foram as precursoras dos equipamentos de Pilates como o Cadillac e o Reformer.

 

Após a Guerra, Joseph Pilates retornou à Alemanha e aplicou seus conhecimentos no treinamento de dançarinos e até mesmo policiais. Anos mais tarde, migrou para os Estados Unidos onde conheceu uma jovem enfermeira que se tornou sua esposa.

 

Em Nova Iorque, Joseph e sua esposa administraram aulas de Pilates até a década de 60.